Thiago Oliveira viraliza com discurso sobre racismo ao gravar jornal na Globo

Apresentador da Globo faz depoimento poderoso sobre as injustiças: 'É uma briga contra os racistas'

Redação Mais Novela Publicado terça 2 junho, 2020

Apresentador da Globo faz depoimento poderoso sobre as injustiças: 'É uma briga contra os racistas'
Thiago Oliveira - Reprodução / Instagram

O apresentador Thiago Oliveira viralizou na internet com um discurso potente contra o racismo durante uma participação no programa Hora Um, da Globo. Ao lado de Roberto Kovalick, ele abriu o coração ao se pronunciar sobre as manifestações que estão acontecendo pelo mundo após a morte de George Floyd nos Estados Unidos.

O jornalista saiu em defesa da união dos povos contra os racistas. "Chocante é você imaginar que isso sempre aconteceu, mas não tinha na ocasião um celular para gravar o vídeo e áudio. É isso que nos machuca. Isso acontece diariamente lá nos Estados Unidos, no mundo todo, e sobretudo, aqui no Brasil. Tem uma coisa que é extremamente importante da gente dizer, os atos que estamos acompanhando são extremamente importantes para fazer barulho, mas atos pacíficos para a gente não perder a força e, mais do que isso, não é uma briga de negros e brancos. É uma briga contra os racistas". 

E ele continuou: "O meu sonho, aos 35 anos, é de que eu veja de fato aquela frase 'racistas não passarão', porque se unirmos os brancos, os amarelos, os negros, aí sim a gente vai conseguir. Não é prepotência ou vitimismo porque nos últimos anos a gente sempre escutou isso: 'Ah o Thiago, que é negro, se fala determinada coisa é porque ele se faz de vítima'. A gente escuta isso, ao longo dos últimos anos, diariamente. Não é vitimismo, é realidade". 

"Pense agora você, com a sua família, se você gostaria de ser tratado e de ter o mesmo tratamento que o negro teve nos últimos anos. Responda pra você. Será que você iria responder 'sim' ou naturalmente você iria falar 'não'. E o 'não' é compreensível porque o racismo está camuflado e enraizado. Mas a partir do momento que você tem essa resposta dentro de si, você vai entender que não é vitimismo". 

Para finalizar, Thiago Oliveira conscientizou sobre a importância de seu discurso em rede nacional. "O meu sonho é de que racistas não passem mais. E enquanto eu tiver a oportunidade de falar aqui na Globo, eu vou falar porque esse recado é extremamente importante pra você que acha ou em algum momento achou que era brincadeira, que era 'mimimi', de um negro ou de um preto".

Último acesso: 04 Jul 2020 - 22:36:29 (1055799).