Publicidade
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (Reprodução/FIFA)
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (Reprodução/FIFA)

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022), iniciou sua trajetória na Seleção Brasileira em 1957, um ano antes de fazer sua estreia na Copa do Mundo.

Publicidade

Ao longo de sua grande carreira no esporte, Pelé conquistou mais duas taças com a camisa 10 e ganhou o título de maior goleador da história do futebol, com 1.283 gols, sendo 95 com a camisa da Seleção.

Em 1958, na Copa do Mundo da Suécia, com apenas 17 anos, o atleta do Santos conseguiu conquistar o primeiro título mundial de sua vida e do Brasil. Seu primeiro gol foi marcado contra o País de Gales. Na decisão, o time brasileiro venceu a anfitriã Suécia, por 5 a 2, sendo duas marcações de Pelé.

++ Famosos lamentam a morte de Pelé: ‘Sempre será um herói’

No Chile, em 1962, o jogador comemorou novamente o título com a camisa do Brasil. No entanto, apesar da conquista, Edson não jogou a final da Copa. Durante a segunda partida da Seleção, ele acabou sofrendo uma lesão muscular e não jogou mais.

Publicidade

Em 1970, no México, sua última participação em Copa do Mundo, Pelé provou ser o maior jogador da história. Com lances memoráveis em campo, ele foi essencial para a terceira conquista do Brasil, além de ter sido eleito o melhor do torneio naquele ano.

Em 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento morreu, aos 82 anos, em decorrência múltipla dos órgãos. O ex-jogador lutava contra um câncer no cólon e estava internado em São Paulo desde novembro deste mês.

Publicidade