Publicidade

Nelson Freitas revela que tentará carreira internacional: ‘Aberto a novas propostas’

Ator conversou com o Mais Novela e revelou detalhes do seu plano para mudar de país, e também contou sobre as adaptações que fez na carreira e sobre os filmes que vão estrear no cinema

Nelson Freitas – Alle Vidal

Aposentadoria definitivamente não está nos planos de Nelson Freitas. Desde que saiu da Rede Globo no último ano, trabalho foi o que não faltou em sua agenda, apesar de que alguns desses compromissos terem sido adiados por conta da pandemia da Covid-19. Ele tem usado as redes sociais como suas aliadas e garante que está aberto a novos projetos, como até mesmo a carreira internacional.

Publicidade

“Eu já estava ciente das novas diretrizes da empresa, e sabia que não íamos renovar, mas, tudo tem seu lado bom. Já tinha também um plano com a minha mulher Cris, de passar um tempo maior na Austrália, onde moram a minha filha e meu neto”, revelou. Ele ainda completa: “Agora, com essa pandemia estamos esperando para ver como ficam os tramites do país, mas a ideia ainda está de pé e assim que der, nós vamos. Vou aprimorar o inglês, fazer uns cursos de teatro, procurar um agente e tentar alguns castings por lá. Estou sempre aberto a novas propostas”, ressaltou.

O ator e humorista ainda conta que aproveitou a rotina mais folgada que o habitual para rever algumas crenças e detalhes da carreira, uma vez que a área da cultura foi uma das mais afetadas pela pandemia. “Fomos colocados à prova, se seríamos capazes de suportar, não só a instabilidade econômica, bem como a emocional pelo confinamento, mas sobretudo, conseguir ter um olhar mais consciente e profundo sobre nós mesmos, e esse que, talvez, tenha sido o “pulo do gato”…  Foi o caminho que eu escolhi e sinto que foi deveras proveitoso”, revelou. Ele continua: “Beirando os sessenta anos, com muitas missões já cumpridas, mas ainda cheio de sonhos e planos, busquei entender que essa era uma oportunidade única de rever um monte de coisas. Fiz um trabalho com a minha coach Fernanda Loureiro, chamado “Trilha Singular”, que foi transformador. É um programa de 12 semanas e a cada uma delas, uma nova descoberta, alguma coisa que estava em um ponto cego no meu modelo de crenças e um monte de outras coisas bacanas que foram aparecendo”.

Arte em tempos de pandemia

Com alguns contratos adiados, Nelson teve que se reinventar e recentemente investiu pesado em suas redes sociais. Por meio delas, ele promove lives com bate-papo com fãs e colegas de profissão e, recentemente, começou a produzir novos conteúdos para o Instagram e também no YouTube.

Publicidade

“São tantas as transformações no áudio visual no planeta e novas oportunidades estão surgindo sempre. Estou com um canal no Youtube, que é um terreno, por mim, ainda pouco explorado, e estou começando a entender a ferramenta, o algoritmo e principalmente, como posso levar para o público, que gosta do que eu faço, algum tipo de conteúdo que agrade que traga algum tipo de contribuição agregada ao entretenimento. Então, eu, por exemplo, canto alguma música, depois falo um pouco sobre ela, o artista que a compôs ou interpretou, alguma curiosidade da época tem sido bem interessante e acho que tem agradado”, disse.

“Dá um trabalho danado porque é tudo feito aqui em casa com os recursos que tenho. Quero melhorar a qualidade sempre, aí vou comprando um equipamento aqui e ali, chamando os amigos parceiros para arranjar, editar, etc… Minha filha Paulinha até comentou outro dia: “Você saiu da Rede Globo, mas a Rede Globo não saiu de você… (Risos). Então, relaxa e faz com o coração e simplicidade que as pessoas vão gostar”. Como diz o cartaz da obra: Desculpe o transtorno, estamos trabalhando para melhor atendê-lo (Risos)”, brincou.

O ator ainda salienta que, apesar da baixa demanda, ainda tem gravado alguns trabalhos para o cinema, principalmente. E ele faz questão de dizer que todas elas são realizadas conforme determina o protocolo de segurança (distanciamento, higienização das mãos com álcool em gel, entre outros). “Tenho tentado filmar uma coisa aqui, outra ali, mas está puxado… É um desafio fazer qualquer coisa no meio dessa pandemia. Estamos respeitando todos os protocolos de segurança. No filme ´Tração´, por exemplo, a gente faz uma testagem antes, durante e depois de cada filmagem, usamos máscaras e álcool gel todo o tempo, e como não dá pra fazer tudo numa tacada só, isso se repete a cada vez que somos convocados, é um risco, mas fazer o quê? É o que tem pra hoje”.

Publicidade

Nelson

Vida Pessoal

Apesar de estar exposto, principalmente no meio virtual, o público dificilmente encontrará alguma notícia tendenciosa ou fofoca sobre o ator. O segredo, segundo ele, é simples: é que Nelson optou por não revelar detalhes sobre a vida pessoal e deixar a arte ser a protagonista de sua carreira. “Apesar de ser expansivo e comunicativo, sou super low profile. Estou casado há 20 anos com a Maria Cristina, que é Procuradora da República e uma pessoa mega reservada. Temos um grupo restrito de poucos, mas bons amigos. Não somos de badalação e festas, muitas vezes só fico sabendo das coisas pelos jornais, revistas ou mesmo, pelas benditas redes sociais”, contou.

Publicidade

Apesar de preservar a vida pessoal, confessa que não é fácil, uma vez que entende que o público tem curiosidade de saber sobre a vida do artista. “Isso é mais um complicador para quem escolhe essa profissão. Tenho, às vezes, dificuldades de alimentar o “tomagoshi” das redes sociais, que, de certa forma, expõe toda sua vida, sua rotina, onde você está, o que está fazendo, com quem, e entendo que hoje em dia, o que as pessoas querem, é isso mesmo, poder participar do dia a dia das celebridades, e isso inevitavelmente gera autenticidade, o que é positivo, mas, ao mesmo tempo, invasivo e delicado”.

Carreira

A pandemia certamente refletiu nos planos de Nelson. É que alguns trabalhos que estavam em andamento tiveram que ser adiados, outros foram encerrados há pouco tempo, no entanto, sem data para estreia. Mas uma coisa é certa, os fãs vão poder assisti-lo nos cinemas e em breve também ouvi-lo em podcast!

Publicidade

“Não temos datas definidas, afinal não temos definição alguma do que vai acontecer nos próximos capítulos dessa novela chamada covid-19. O meu espetáculo ´Humanidade Embaralha e dá de novo” precisou ser adiado. Estamos no processo de criação e aprimorando o projeto, esperando a hora em que se abram as “portas da esperança”, mas decidimos que vamos fazer um podcast primeiro e já estamos trabalhando no arco da temporada. A ideia é formar uma comunidade para debater as transformações e quais as ações que podemos tomar agora que vão refletir num futuro melhor para essa espécie tão singular que domina esse planetinha azul nesse átimo de tempo”.

Ele segue dizendo: “A quarentena também atrapalhou o lançamento do longa “Tração”. É um filme de ação, que fala sobre o universo das motocicletas e tenho certeza que vai agradar, principalmente aos amantes das duas rodas. Vivo o vilão Fernando DiMelo e atuo ao lado de grandes atores, como Marcos Pasquim, André Ramiro, Bruna Altieri, Mauricio Meireles, Fiuk, Paola Rodrigues e Duda Nagle. Estamos finalizando o longa ´Nina´, do Samuel Machado, onde vivo o Valdir, um policial acusado de assassinar a própria esposa, e na pré-produção do filme “A Parada”, uma parceria entre Faro Filmes, Escarlate e Globo Filmes, que é uma comédia “road movie” e musical, escrita pelo Marcelo Vindicatto, direção do José Lavigne e com supervisão do Cacá Diegues”.

nelson