Publicidade

‘Mulheres Apaixonadas’: Casal de idosos morreu no mesmo ano após novela

Oswaldo Louzada e Carmem Silva faleceram cinco anos após a exibição de Mulheres Apaixonadas

Oswaldo Louzada e Carmem Silva (Reprodução/Globo)
Oswaldo Louzada e Carmem Silva (Reprodução/Globo)

O casal Flora e Leopoldo, de Mulheres Apaixonadas (Globo), interpretados pelos atores Oswaldo Louzada e Carmem Silva, morreram cinco anos após a exibição da novela, que está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Publicidade

Eles protagonizaram fortes cenas de maus-tratos da neta, Dóris, vivida por Regiane Alves.

A repercussão das cenas foi tão grande, que a novela foi responsável por acelerar o debate sobre o Estatuto do Idoso, que há seis anos estava esperando pela aprovação. A lei foi sancionada ainda em 2003.

Na época, Oswaldo, Carmem e Regiane compareceram a algumas sessões especiais, para dar apoio a iniciativa.

“Devemos respeitar e dar atenção e carinho aos idosos e divulgar seus direitos. O estatuto deve ajudar, e nosso trabalho está dando uma força ao estatuto”, disse Regiane Alves, quando a lei foi aprovada.

Publicidade

Carmem e Louzada faleceram em 2008. O ator, que enfrentava um câncer de pulmão aos 95 anos, teve falência múltipla dos órgãos. Já Carmen, que estava com 92 anos, morreu dois meses depois também de falência múltipla dos órgãos.

Eles iniciaram suas carreiras ainda no rádio e logo migraram para cinema e televisão. A dupla estreou novelas como Estúpido Cupido, Locomotivas, A Viagem e Baila Comigo.

Publicidade