Publicidade

Mãe de Gugu Liberato diz que não queria doar órgãos do filho

Mãe do apresentador abriu o coração sobre seu medo com a doação dos órgãos e diz o que a fez mudar de ideia

Maria do Céu e Gugu Liberato – Reprodução / Instagram

Mãe do apresentador Gugu Liberato, Dona Maria do Céu abriu o coração ao relembrar a decisão de doar os órgãos do filho após a morte encefálica ser declarada pelos médicos. Em uma entrevista no Jornal da Record, ela contou que não queria autorizar a doação por causa do medo de ver o corpo do filho deformado no velório. No entanto, ela mudou de ideia quando recebeu a explicação de que isso não iria acontecer e o corpo dele ficaria do mesmo jeito que ela o conhecia.

Publicidade

“Eu nem queria assinar, no começo, para tirarem as coisas do corpo dele porque ele iria ficar deformado”, confessou. Então, ela completou: “Então, por isso que eu falo, as pessoas que quiserem doar, que elas não tenham medo que a pessoa vá ficar deformada, porque ela vai ficar igualzinha como ela era. O Gugu ficou igualzinho como ele era. Nem se notava que ele tinha tirado a córnea, que ele tinha tirado qualquer órgão”

A irmã de Gugu, Aparecida Liberato, contou que a família optou pela doação dos órgãos porque Gugu já tinha manifestado isso em vida. “Uma vez ou outra, nós havíamos conversado sobre isso e ele disse que queria. ‘Ah, quando eu morrer, eu vou querer doar meus órgãos, fazer o bem para outras pessoas’. Era uma situação muito difícil porque foi uma perda nossa muito dolorosa e foi uma decisão tomada no hospital. Já estava reconhecida a morte encefálica e vieram nos procurar”, disse ela, e continuou: “Que as pessoas expressem seu desejo de doar os órgãos depois da sua morte física e que as pessoas cumpram a vontade do familiar que falece para que cada vez mais gente possa sobreviver com esses órgãos”

A morte de Gugu Liberato completará um ano no próximo sábado, 21/11, e a família vai lançar a campanha #GuguVive, que tem como objetivo incentivar a doação de órgãos. 

Publicidade