Filhas de Silvio Santos revelam carta deixada por apresentador
Silvio Santos morreu em agosto do ano passado

Silvio Santos morreu em agosto do ano passado
Após a morte de Silvio Santos em agosto de 2024, suas filhas encontraram uma carta escrita por ele em que compartilha reflexões sobre sua trajetória e os princípios que considerava fundamentais para o sucesso. Daniela Beyruti, atual presidente do SBT, apresentou uma cópia do documento durante uma reunião com funcionários nesta terça-feira, 27.
Com o título Os Segredos do Êxito, o apresentador começa enfatizando a importância de saber seguir ordens antes de assumir uma posição de liderança: “aprender a obedecer”. Ele escreve: “Eu acredito na sorte, mas também acredito que cada homem trabalha o seu próprio destino, bom ou mau”.
Silvio reforça essa ideia ao dizer: “Nunca coloco em postos chaves homens que não sabem obedecer, ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer”. E completa: “Sempre tenho tido uma fé inquebrantável em Deus, mas nunca espero que Ele faça o meu trabalho”.
Ele também destaca o valor da disciplina e do controle financeiro: “Desde muito jovem, pratico dois preceitos: trabalhar muito e gastar pouco”. E alerta sobre os perigos da vaidade: “Se uma pessoa se envaidece com o primeiro êxito, grande ou pequeno, está perdido. A vida é uma luta que só deve terminar com a morte”.
Em outro trecho, o comunicador revela que aprendeu mais com críticas do que com elogios: “Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas. A verdade é que eu tenho aprendido muito mais com o que dizem os meus inimigos do que o que dizem os meus amigos”.
Ele ainda reconhece um traço marcante de sua personalidade: “Não sei se isto é um defeito, ou uma qualidade, mas confio pouco nos outros e muito em mim mesmo. Se uma coisa vale a pena ser feita, significa que ela merece ser bem feita. Eu sei que só Deus é perfeito, mas mesmo assim procuro fazer tudo com perfeição. É uma obsessão que eu não consigo curar”.
Ao final da carta, Silvio Santos compartilha uma última lição, que para ele também era essencial: “O homem que não é capaz de rir de si mesmo não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida”.
Leia também: Danilo Gentili detona influencer após polêmica: ‘É um mala’