5 perguntas sobre como hábitos alimentares afetam o corpo
Confira 5 dicas sobre alimentação e hábitos saudáveis que podem dar um up em seu corpo

Confira 5 dicas sobre alimentação e hábitos saudáveis que podem dar um up em seu corpo
O corpo reflete a forma como nos alimentamos. Isso porque aquilo que colocamos no prato influenciará na saúde, no peso e, até mesmo, na aparência da pele. A seguir, a nutricionista Roberta Stella responde alguns questionamentos sobre como os hábitos alimentares nos afetam diretamente.
Normalmente, são pessoas que apresentam um elevado metabolismo basal (em repouso) ou praticam muita atividade física. Assim, aspectos biológicos e comportamentais fazem com que algumas pessoas façam uma elevada ingestão de alimentos sem alteração na balança.
A alimentação para atingir os objetivos com a atividade física (eliminação de peso, diminuição do percentual de gordura, hipertrofia) pode variar de acordo com o treino (atividade aeróbia, anaeróbias, intensidade, repetições).
De maneira geral, orienta-se a ingestão de carboidratos até 40 minutos antes dos exercícios. Algumas opções são: pão integral, frutas, barrinhas de cereais e torrada. Logo após o término do exercício é importante ingerir novamente alimentos fonte de carboidratos (batata, macarrão, arroz integral), fonte de proteínas (carnes), verduras e legumes cozidos.
A compulsão alimentar é uma doença e, por isso, deve-se procurar tratamento multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, psiquiatras). Entretanto, há pessoas que cometem exageros frequentemente, mas não são diagnosticadas como compulsivas.
Nesses casos, é necessário analisar como é a alimentação e o porquê sentem necessidade de cometer exageros. Aspectos emocionais, sociais e de comportamento alimentar estão fortemente relacionados a esses exageros, como ficar longos períodos em jejum e pular refeições durante o dia.
Além do fator genético, a má circulação e a elevada quantidade de gordura corporal são fatores que estão relacionados com o surgimento da celulite. Dessa maneira, a alimentação não está fortemente associada com o surgimento dela. É um grande mito, por exemplo, que refrigerantes causam celulite.
Entretanto, a alimentação pode ser utilizada como prevenção e no tratamento da celulite. Para isso, deve-se ingerir alimentos ricos em água e fibras (frutas, legumes, verduras, cereais integrais) e evitar comidas ricas em gorduras e açúcares. E, claro, realizar, pelo menos, 30 minutos de atividade física diariamente.
Uma alimentação equilibrada, fonte de proteínas, vitaminas, minerais, alimentos ricos em água e uma boa hidratação é fundamental para manter a pele bonita e hidratada. Por isso, é recomendado evitar alimentos refinados como açúcar e farinhas brancas, ricos em sódio e com gorduras em excesso. Além disso, deve-se dar sempre preferência para os cereais integrais (arroz, massas, pães), frutas, legumes, verduras e leite e derivados com baixa quantidade de gorduras.