Publicidade
José Inocêncio e o Cramulhão em 'Renascer' - Reprodução/TV Globo
José Inocêncio e o Cramulhão em ‘Renascer’ – Reprodução/TV Globo

O diabinho na garrafa já faz parte do misticismo da novela ‘Renascer‘. O pequeno diabo, também conhecido como ‘cramulhão’, que José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) guarda, é um amuleto para o coronel.

Publicidade

O objeto misterioso do fazendeiro é uma entidade, também conhecida como ‘Cramulhão’, que significa demônio ou capeta. Segundo a lenda, a criatura é presa na garrafa por meio de um pacto no qual a pessoa pede riqueza em troca da própria vida, de acordo com o Gshow e O Globo.

A entidade já apareceu em outros folhetins do autor Benedito Ruy Barbosa, como Pantanal e Paraíso. Embora a trama não explique bem a origem da figura assustadora, em algumas regiões acredita-se que o boneco nasce de um ovo , cuja galinha é fecundada pelo próprio diabo. Em outros lugares, dizem que ele nasce de um galo.  

Salvo da morte

Tião Galinha (Irandhir Santos) descobre sobre a existência do diabinho e ainda fica sabendo que José Inocêncio, conquistou sua fortuna por meio dele e só não morreu porque tinha o corpo fechado pela proteção do cramulhão.

Publicidade