Publicidade

Rede Globo perde ação e é obrigada a pagar R$700 mil para autora de novelas

Jackie Vallego, autora de Araguaia e Sol Nascente, processou a Rede Globo alegando discriminação de gênero

Jackie Vellego autora de novelas da Globo. Reprodução/Facebook
Jackie Vellego autora de novelas da Globo. Reprodução/Facebook

Rede Globo perdeu a ação movida por Jackie Vellego, que escreveu novelas da emissora entre 1994 e 2017. A autora acusou a empresa de discriminação de gênero, por pagar o valor menor para uma mulher que possui a mesma função de um homem.

Publicidade

Segundo o Notícias da TV, a escritora das novelas Como uma Onda, Araguaia e Sol Nascente, pediu a recuperação financeira desses três trabalhos que realizou. Dessa forma, ela ganhou a ação e a juíza Karen Pinzon Blaskoski determinou que a empresa pague o valor de R$700 mil.

Vale destacar que essa quantia é referente ao tempo em que a autora trabalhou na novela Sol Nascente. Em relação as outras duas produções, o pedido foi negado, pois o prazo de cinco anos para reivindicação expirou.

Detalhes da ação

No processo, a ex-autora alegou que Fausto Galvão, ocupava o mesmo posto que ela, recebia o dobro de seu salário, o que foi comprovado no tribunal. A defesa também destacou que Jackie revezava com Galvão nas produções das tramas.

“A função do autor-roteirista é auxiliar à do autor principal, escrevendo cenas e diálogos, criando ou adaptando textos preexistentes, de sua autoria ou não, para o fim de utilização nos produtos da reclamada, mormente produções a produções audiovisuais a serem exibidas na TV aberta”.

Publicidade