Publicidade

‘Quem matou Anita?’, pergunta a minissérie ‘Se Eu Fechar os Olhos Agora’

Trama de Ricardo Linhares estreia hoje e narra o mistério sobre o assassinato de uma jovem de passado pra lá de nebuloso

SE EU FECHAR OS OLHOS – Divulgação Globo/Maurício Fidalgo

Baseada no livro homônimo de Edney Silvestre, Se eu Fechar os Olhos Agora gira em torno de um assassinato na fictícia cidade de São Miguel. A partir das memórias de Paulo (João Gabriel D’Aleluia/Milton Nascimento), o público acompanha a infância dele e, consequentemente, todos os desdobramentos do crime. Tudo começa quando, ainda garotos, Paulo e Eduardo (Xande Valois) fogem do colégio para tomar um inocente banho no lago. E é justamente lá que encontram o corpo mutilado de Anita (Thainá Duarte). Eles denunciam o crime, mas passam a ser os principais suspeitos. Só se livram da acusação quando o viúvo da vítima, Francisco (Renato Borghi), se entrega, confessando ter matado a esposa. Mas surge a dúvida: como um idoso, franzino e frágil conseguiria matar Anita, uma jovem cheia de disposição? Paulo e Eduardo decidem investigar o caso por conta própria. No caminho, conhecem Ubiratan (Antonio Fagundes) e o convencem a ajudá-los na empreitada. Aos poucos, outros crimes acontecem e o trio descobre que todos da alta sociedade de São Miguel tinham relações pra lá de obscuras e dúbias com a falecida, cujo passado também é nebuloso. Na verdade, em São Miguel, ninguém é o que parece ser. Escrita por Ricardo Linhares, Se eu Fechar os Olhos Agora estreia daqui a pouco (segunda 15), logo depois de O Sétimo Guardião. Leia o resumo dos capitulos clicando aqui!

Publicidade

fasAnita é vivida por Thainá Duarte

Confira quem é quem na trama!

Paulo Roberto Antunes (João Gabriel D’Aleluia/Milton Gonçalves) – O narrador: é através das memórias de Paulo que a história é contada. Melhor amigo de Eduardo (Xan-de Valois). Sua mãe morreu ao dar à luz e o menino vive com o pai, Joel (Paulo Rocha), e com o meio-irmão, Antônio (Eike Duarte). O clima em casa é dos piores: Paulo sofre do pai todos os tipos de agressões físicas e verbais. O garoto não entende o motivo de tanto ódio. Paulo é negro como mãe, enquanto Joel e Antônio têm pele e olhos claros. Não é estudioso, mas com a ajuda do amigo Eduardo consegue boas notas. Tem ambição de superar sua condição social mesmo sabendo que ser negro pode ser um obstáculo. Vai investigar a morte de Anita (Thainá Duarte).

Eduardo Massaranni (Xande Valois) – Melhor amigo de Paulo (João Gabriel D’Aleluia). É filho da costureira Rosângela (Martha Nowill) e do mecânico Rodolfo (Leonardo Macha-do). Eduardo ama os pais, sabe a expectativa que nutrem sobre seu futuro profissional e não quer decepcioná-los, por isso, é estudioso e responsável. É apaixonado por Vera Lúcia (Julia Svacinna), a filha mais nova do prefeito Adriano Marques Torres (Murilo Benício) e da primeira-dama Isabel (Débora Falabella). Sabe que a menina é inatingível para um ga-roto da sua condição social, mas, ainda assim, fará de tudo para conquistá-la. Vai investi-gar a morte de Anita (Thainá Duarte).

Publicidade

Ubiratan Duarte (Antônio Fagundes) – Vive no asilo São Simão, em São Miguel. Miste-rioso, não abre para ninguém o verdadeiro motivo pelo qual foi para a cidade. Seu cami-nho se cruza com o de Paulo (João Gabriel D’Aleluia) e Eduardo (Xande Valois), e os três acabam se unindo para investigar a morte de Anita (Thainá Duarte).

Anita (Thainá Duarte) – Esposa do dentista Francisco (Renato Borghi). Seu assassinato, logo no início da história, desencadeia a investigação de Paulo (João Gabriel D’Aleluia), Eduardo (Xande Valois) e Ubiratan (Antônio Fagundes), que terminará por trazer à tona segredos das figuras mais importantes de São Miguel.

Adriano Marques Torres (Murilo Benício) – Prefeito de São Miguel, é marido de Isabel (Débora Falabella) e pai de Cecília (Marcela Fetter) e Vera Lúcia (Júlia Svacinna). Adriano vem de uma família de políticos que sempre se manteve no poder. É capaz de tudo para preservar seu posto e manter as aparências. É controlador e quer que tudo seja feito se-gundo a sua vontade. Seus conceitos familiares são antiquados, até mesmo para o início da década de 1960. Orgulha-se da sua bela e exemplar família.

Publicidade

Isabel Marques Torres (Débora Falabella) – Primeira-dama de São Miguel, casada com Adriano (Murilo Benício) e mãe de Cecília (Marcela Fetter) e Vera Lúcia (Júlia Svacinna). É a responsável por manter a ordem dentro de casa e cuidar para que as filhas não saiam da linha. Respeita o marido, mas está cansada da posição de esposa eficiente e dona de casa perfeita. É muito religiosa e vive em conflito entre extravasar seus desejos e o com-promisso com a família.

df

Geraldo Bastos (Gabriel Braga Nunes) – Casado com a ex-Miss Distrito Federal Adalgi-sa (Mariana Ximenes) e pai de Edson (Gabriel Falcão), é um grande empresário da região, dono da fábrica de tecidos União e Progresso. É aliado de Adriano (Murilo Benício) na polí-tica, mas se considera mais moderno, com ideias avançadas. Orgulha-se de seu casa-mento com Adalgisa, que para ele é um troféu. 

Publicidade

Adalgisa Bastos (Mariana Ximenes) – Esposa de Geraldo (Gabriel Braga Nunes) e mãe de Edson (Gabriel Falcão). Mulher à frente de seu tempo, Adalgisa é exuberante e caris-mática. Foi Miss Distrito Federal em 1939 e era a franca favorita para o Miss Brasil, mas abdicou do concurso para se casar com Geraldo. Veste-se com elegância e também com ousadia para os padrões de São Miguel. Usa calças compridas, bebe e fuma em público com desembaraço. Tem sempre uma taça de dry martini na mão e costuma estar duas doses acima do resto das pessoas.

Hanna Wizoreck (Betty Faria) – Dona do bordel da cidade, que esconde segredos que explicam o passado de muitos moradores ilustres de São Miguel.

Joel (Paulo Rocha) – Açougueiro, pai de Paulo (João Gabriel D’Aleluia) e Antônio (Eike Duarte). Trata os dois filhos com desigualdade: Antônio, o mais velho, vive ao seu lado e o ajuda no açougue. Com o filho mais novo, é violento. O açougueiro parece ter raiva per-manente do mundo, e desconta em Paulo. É um mistério por que se casou com uma mu-lher negra, sendo tão preconceituoso.

Publicidade

Edson (Gabriel Falcão) – Filho de Geraldo (Gabriel Braga Nunes) e Adalgisa (Mariana Ximenes). Rapaz sensível e educado, tem muito carinho por Cecília (Marcela Fetter), mas não gostaria de se casar com ela apenas pela pressão das duas famílias. Sente que no fundo há algo desestruturado no casamento dos pais, embora não consiga entender o que é. 

fa

Francisco Andrade (Renato Borghi) – Marido de Anita (Thainá Duarte), é o dentista de São Miguel. Foi colega de seminário de Dom Tadeu (Jonas Bloch), mas não tinha vocação para o sacerdócio.

Dom Tadeu (Jonas Bloch) – Bispo de São Miguel. Faz questão de impor a todos a auto-ridade do seu cargo. Controlador, está sempre à espreita, na janela da diocese, vigiando o movimento na cidade. 

Renato (Enzo Romani) – Jogador de futebol, mulherengo, usa seu charme para conse-guir o que quer. Tem um caso com Cecília (Marcela Fetter). Treina no time de futebol do Country Club de São Miguel e sonha em estourar como seu ídolo Pelé.

Antônio (Eike Duarte) – Meio-irmão de Paulo (João Gabriel D’Aleluia), é filho do primeiro casamento de Joel (Paulo Rocha). Ajuda o pai no açougue e é jogador de futebol do time do Country Club. É rival de Renato (Enzo Romani), com quem vive se estranhando dentro do campo.  Antônio tem carinho verdadeiro por Paulo e tenta protegê-lo da agressividade paterna. 

Rodolfo (Leonardo Machado) – Pai de Eduardo (Xande Valois), marido de Rosângela (Martha Nowill). Mecânico, é um marido carinhoso e ótimo pai, sempre presente e interes-sado na vida do filho. 

Rosângela (Martha Nowill) – Mãe de Eduardo (Xande Valois), casada com Rodolfo (Le-onardo Machado). Costureira, trabalha em casa e é muito amorosa com o filho. 

Danilo (Vitor Thiré) – Secretário de Dom Tadeu (Jonas Bloch).

Irmã Maria Rosa (Lidi Lisboa) – Diretora do orfanato Santa Rita de Cássia, onde Anita (Thainá Duarte) cresceu. É peça fundamental para esclarecer o passado da jovem.

Gabino (Antônio Grassi) – Delegado de São Miguel. Finge ser correto e cumpridor da lei, mas usa a força policial em interesse próprio. 

Shirley (Marjorie Gerardi) – Trabalha no Bordel de Hanna.

Cecília (Marcela Fetter) – Filha mais velha de Adriano (Murilo Benício) e Isabel (Débora Falabella), e irmã de Vera Lúcia (Júlia Svacinna). Namora Edson (Gabriel Falcão) por pressão do pai, mas na verdade é apaixonada por Renato (Enzo Romani), com quem se encontra às escondidas, pois sabe que a família nunca aceitaria que ela se relacionasse com um jovem negro e pobre. Sonha fazer faculdade e se tornar uma mulher independen-te, trilhando um caminho diferente de sua mãe.

Vera Lúcia (Júlia Svacinna) – Filha caçula de Adriano (Murilo Benício) e Isabel (Débora Falabella), e irmã de Cecília (Marcela Fetter). Esperta, sabe como amolecer o coração do pai para conseguir o que quer. Se encanta por Eduardo (Xande Valois).

aaa

Participações especiais:

Madalena dos Santos (Ruth de Souza) – Trabalhou a vida toda para a família Marques Torres.

Padre Basílio da Gama (Marcos Breda) – Pároco da catedral de São Miguel.

Cassiano (Pierre Baitelli) – Repórter do Diário de São Miguel. Acha que se desvendar o assassinato da mulher do dentista vai ganhar fama e firmar sua carreira jornalística. 

Rui Campos (Bernardo Bibancos) – Fotógrafo do Diário de São Miguel. Mora com Cas-siano (Pierre Baitelli).

Letícia (Lana Rhodes) – Sobrinha de Dom Tadeu (Jonas Bloch), chega a São Miguel para trabalhar como instrutora de tênis do Country Clube. Assim como Adalgisa (Mariana Ximenes), age e veste-se de forma avançada para a época.

Irmã Creuza (Suzana Nascimento) – Trabalha no asilo São Simão, onde Ubiratan (Anto-nio Fagundes) mora.

Irmã Sara (Alexandra Martins) – Trabalha com Irmã Maria Rosa (Lidi Lisboa) no orfana-to.

Sinval (João Acaiabe) – Colega de Ubiratan (Antonio Fagundes) no asilo São Simão.

Celeste (Beth Berardo) – Governanta da casa dos Marques Torres. 

Mirtes (Ana Abbott) – Secretária de Adriano (Murilo Benício) na prefeitura.

Jáder (Tairone Vale) – Capanga.