Publicidade
Helena Ranaldi na novela Fina Estampa – TV Globo / João Miguel Júnior

A personagem Chiara, interpretada pela atriz Helena Ranaldi, chegará na novela Fina Estampa no capítulo desta sexta-feira, 26/06, com uma doença terminal. Depois de passar anos vivendo longe do Brasil, ela decide retornar para passar seus últimos dias em família.

Publicidade

No entanto, a ex-mulher de Juan Guilherme (Carlos Casagrande) não aceita fazer mais exames para provar a sua doença para o ex e o filho, Fábio (Guilherme Leicam). Com isso, todos desconfiam que ela esteja mentindo e veio só para abalar o romance de Juan e Leticia (Tania Khalil). Até que, Chiara morre no táxi de Vilma (Arlete Sales).

Helena Ranaldi lembra com carinho desta personagem que marcou a sua carreira, já que Fina Estampa foi a sua penúltima novela na TV. 

“A participação em Fina Estampa foi um convite que recebi do diretor Wolf Maya e do autor Aguinaldo Silva. A Chiara foi uma participação forte, por ter cenas muito dramáticas. Eu lembro, por exemplo, da cena da morte dela no táxi da Vilma (Arlete Salles). O diretor da cena, Marcus Figueiredo, era formado em Medicina, o que ajudou bastante. Claro que eu tinha feito uma pesquisa sobre a doença, mas ele me orientou com algumas dicas de como seriam as reações no corpo. Foi uma cena muito forte. Eu lembro que ele iniciou a cena com um close na minha mão que começava a tremer, depois ele seguiu com a câmera para os olhos que piscavam e então ela tem realmente a convulsão e acaba morrendo. Era uma personagem em uma situação dramática, que é a aproximação da morte. Pra variar, né, porque sempre faço personagens com questões dramáticas e a Chiara foi mais uma”, contou ela. 

A atriz ainda contou mais sobre as desconfianças ao redor da personagem. “Eu já sabia que ela vinha com essa história de ter uma doença terminal, mas como novela é uma obra aberta nunca sabemos o que de fato vai acontecer. O autor sempre pode mudar a trajetória da personagem no meio do caminho. Na trama, o ex-marido fica na dúvida sobre a situação de saúde dela e pede que ela faça novos exames para saber se realmente ela está com uma doença terminal, mas ela reluta. Acredito que o público tenha ficado com essa dúvida, assim como eu também. Ela poderia ser uma vilã que simplesmente voltou para atrapalhar a vida do ex-marido, por conta de algo mal resolvido na história deles. Acho interessante obra aberta, pelo fato de poder ter várias possibilidades de trama para as personagens. É um ponto positivo das novelas.”

Publicidade