Publicidade

Debora Ozório revela como foi a criação da personagem Olívia em ‘Além da Ilusão’

Intérprete de Olívia na novela Além da Ilusão, Debora Ozório revela detalhes de sua personagem e comenta sobre a paixão de Olívia pelo padre Tenório: ‘O que desperta o amor na Olívia é a troca e isso é lindo’

Debora Ozório com o figurino da personagem Olivia na novela Além da Ilusão – Globo / Fábio Rocha

A atriz Debora Ozório rouba a cena na novela Além da Ilusão, da Globo, sempre que aparece como a personagem Olívia, a jovem funcionária da tecelagem que luta pelos direitos trabalhistas e também se vê apaixonada pelo padre Tenório (Jayme Matarazzo). E essa trama ainda vai dar o que falar na história da autora Alessandra Poggi! Em entrevista ao site Mais Novela, a estrela contou como vê a relação de admiração de Olivia pelo padre na trama, como foi o seu processo de criação da personagem e também o que tem de parecido com Olívia. 

Publicidade

Na história, Olivia se apaixonou pelo padre Tenório após eles criarem uma amizade sincera e repleta de ensinamentos. Agora, ela terá que ressignificar os seus sentimentos após todos descobrirem sua paixão. Ao falar da trama, ela defende sua personagem. “Pensar em um amor impossível é doído, né?! Foi uma construção interessante com bastante carga emocional. O que desperta o amor na Olívia é a troca, a identificação e isso é lindo. Acredito que aconteça muito isso na vida e as pessoas podem se ver dentro de uma relação pela admiração e propósitos próximos“, disse ela. 

E falando em identificação, Debora também se reconhece na personalidade de Olivia. “Me identifico demais com a Olívia e é muito prazeroso representá-la. Temos alguns (muitos) pontos em comum, o senso de justiça, o amor pelo trabalho, a relação boa com os pais, a coragem, tudo isso nos aproxima. Acredito que de diferente seja a questão do amor platônico, eu não tive um amor platônico. E a Olívia me faz refletir e pensar bastante em coisas importantes, me ensina cada vez sobre ser mulher, ela vem de outra época e é de extrema importância termos conhecimento do passado, também me dá mais coragem e segurança por ter convicção sobre sua visão de mundo“, contou. 

Preparação para criar a Olívia de Além da Ilusão

Inclusive, Debora Ozório deixa claro que se encantou por Olívia logo de cara. “A Olivia é toda interessante (risos) mas se for para escolher algo que tenha me empolgado muito, é sem dúvidas os valores dela, a força para defender o justo. É admirável e me identifico, então isso me chamou a atenção imediatamente ao ler a sinopse da personagem“, afirmou. 

Tanto que ela mergulhou fundo na preparação para a novela. “Fizemos a preparação em grupo com a Beta Peres, profissional incrível e que trabalho há algum tempo. Tivemos a fonoaudióloga Leila Mendes que nos orientou sobre a época, porque existe um vocabulário diferente do de hoje em dia. E também procuro assistir bastante referências de filmes e até livros, seja sobre os temas abordados ou alguma personagem que tenha alguma característica que possa me inspirar“, disse ela, e completou: “Muitas coisas me inspiram. Eu procuro trazer ideias de diferentes coisas pra poder unir na minha construção de uma personalidade, de ações corporais. Penso no plural, acho que somos múltiplos, então penso em criar uma personagem real, com todas as nuances de um ser“. 

Publicidade

Bastidores do trabalho de sucesso na novela

Sucesso também na série Filhas de Eva e nas novelas Espelho da Vida e Gênesis, a atriz ficou animadíssima com o convite para atuar em Além da Ilusão e ainda teve a oportunidade de realizar o sonho de trabalhar com o diretor Luiz Henrique Rios. “É uma alegria tão grande. Eu costumo dizer que o Fabinho Zambrone (produtor de elenco) é minha sorte, a vida faz nossos caminhos se cruzarem e eu sou muito grata porque é uma pessoa especial. E eu já admirava e queria trabalhar com o Luiz Henrique, quando ele me ligou e falou “vamos fazer uma novela juntos?”, eu vibrei demais. Sou muito, muito, muito grata! Pensa, trabalhar com um diretor que eu já desejava e ainda depois de uma pandemia? É demais!”, declarou.

Com a novela no ar, Debora Ozório confessa que é muito autocrítica com seu trabalho. “A novela tá linda, está instigante de assistir. Não gosto de me ver, sou autocritica, mas não faço disso uma tortura, assisto e procuro ver o que foi legal e o que realmente posso fazer de diferente”, disse ela, que está encantada com o clima nos bastidores das gravações. “Clima de trabalho, muito profissionalismo, mas bem acolhedor, com afeto. Cada cena tem uma demanda, mas no geral, eu vou entrando na Olívia a cada passo a passo do preparo pra entrar em cena. O figurino, o cabelo, um cheiro, tudo isso me leva ao universo dela“, declarou. 

Para o futuro, a atriz diz que ainda está fazendo seus planos para novos projetos após o fim da novela. “Gosto e faço planos, claro. Viver sem que me falte arte é o principal e estar aberta para as diferentes oportunidades que o mundo possa me oferecer“, finalizou. 

Publicidade