Publicidade

O primeiro capítulo de No Rancho Fundo foi como rápido e intenso um flash. Não senti o tempo passar e, quando vi, já estava tendo um belíssimo congelamento de Andréa Beltrão para o encerramento do episódio. E isso, pra mim, é o melhor sinal de que a história me pegou e os personagens me interessaram. E foi assim mesmo que aconteceu. Mario Teixeira apresentou sua trama com habilidade e inteligência, sem pressa, dando todas as informações de forma clara e deixando muito bem quem era quem, sem que ficasse chato ou didático.

Publicidade

Já sabemos que Zefa Leonel (André Beltrão) é a matriarca durona da família, porque seu marido, Tico (Alexandre Nero), é aquele malandrão clássico, que deixa tudo nas costas dela, inclusive, o trabalho árduo na garimpagem de um rio. Boa de briga, Jordão (Alejandro Claveaux), que o diga, ela tem é agregadora e aceitou o garimpeiro abusado à mesa de jantar com sua família.

Sempre sensacional, Andréa deu um show, assim como Alexandre Nero, desenvolvendo um tipo diferente de tudo o que já fez antes na TV. Debora Bloch também brilhou ao reviver a Deodora, de Mar do Sertão, e traze à tona o drama da personagem, após ter causado a morte de seu filho único, Tertulinho (Renato Góes), no capítulo final da novela anterior de Mario Teixeira. Amei a cena em que a câmera a seguiu pelo cabaré Voltagem e invadiu sua intimidade pelo buraco da fechadura para desnudar o lado mais triste e sombrio dessa mulher perigosa. Um golaço do diretor Allan Fiterman e sua equipe.

Publicidade

As relações familiares serão pontos chaves nesse enredo e ficou bem claro, que, diferente do ambiente tumultuado, mas amoroso, em que vive o clã Leonel, Artur (Túlio Starling, contigo, bem diferente do Dionísio da série Vicky e a Musa) enfrenta um clima péssimo com o pai adotivo, Quintino Ariosto (Eduardo Moscovis, ótimo), que sequer o reconhece como filho e ainda o afasta da mãe, Manuela (Valdineia Soriano). Foi tenso e só vai piorar…

Publicidade

No Rancho Fundo conta a saga de família Leonel, que tem a chance de abandonar a vida humilde depois que Zefa encontra uma enorme turmalina paraíba, que vale uma fortuna. A oportunidade de sair da miséria atrai também a ambição de todos os malvados da história, que brigarão muito para botar as mãos na jazida da pedra preciosa azul.

No meio de toda essa batalha está Quinota (Larissa Bocchino, luminosa), jovem romântica, mas decidida, que, após uma desilusão amorosa com o presepeiro Marcelo (José Loreto) se apaixonará pelo honesto Artur, melhor amigo de seu ex-amado. Mas a relação do casal será abalada pela corrida do ouro, ou melhor, da turmalina paraíba, que acometerá toda a história a partir daí.

Publicidade

Até lá tem muita estrada para ser percorrida em No Rancho Fundo. Mas, pelo que vi no capítulo inicial, será uma jornada leve, divertida, cheia de inteligência e graça. Ah detalhe! Curti muito a abertura em forma de um cordel multicolorido. Ansioso, agora, para conhecer os outros personagens da nova novela das 6.

Publicidade