Publicidade

Coautor de Babilônia fala sobre os últimos anos de Gilberto Braga

Abalado com o fracasso do folhetim, Gilberto passou os últimos 6 anos tentando se recuperar

Gilberto Braga e João Ximenes Braga – Foto: Reprodução/TV Globo

João Ximenes Braga, coautor da novela Babilônia, abriu o jogo e falou sobre os últimos anos de vida de Gilberto Braga, que faleceu esta semana. O novelista confirmou que o amigo ficou bastante abalado com os números baixos do folhetim e que dedicou os últimos 6 anos a tentar recuperar o prestígio.

Publicidade

“Não há homenagem que eu possa fazer que caiba em rede social. Quero falar de outra coisa”, João contou à jornalista Cristina Padiglione, do jornal Folha de S.Paulo.

Assim, ele continuou: “Em 2015, quando voltei da viagem de férias após Babilônia, ele me convocou à casa dele. Fui recebido no quarto, numa cama reclinável, tipo de hospital. Ele não estava bem de saúde, mas lúcido e muito deprimido com o fracasso de Babilônia, que até hoje é o pior ibope do horário. Naquele dia me disse textualmente que não queria encerrar sua carreira com um fracasso e queria voltar a trabalhar logo para recuperar seu prestígio”.

++ Viúvo de Gilberto Braga lamenta morte do autor: “Hoje me sinto só”

João Ximenes Braga ainda contou que após o fracasso, Gilberto Braga escreveu outras produções, como Intolerância e Feira das Vaidades, cancelada este ano pela Globo, que segundo ele não pretende produzir novelas de época. 

Publicidade

Desta forma, ele pediu, em respeito a memória do amigo: “A nova urgência que tenho é fazer um apelo público à Globo para que disponibilize os capítulos prontos de Intolerância. Se possível, até os cerca de 80 capítulos que escrevemos de Babilônia antes da intervenção, pois a Babilônia que vocês viram não chega aos pés da Babilônia que concebemos”.

Então, sugeriu: “Pode ser num livro, no site do Memória Globo, ou uma simples doação à Biblioteca Nacional, para que fãs e pesquisadores possam conhecer a produção do Gilberto de 2015 para cá. É o mínimo a fazer com a memória de Gilberto”. Assim, finalizou: “E tenho certeza de que ele gostaria disso”

Por fim, vale lembrar que Gilberto Braga faleceu nesta semana após ficar internado por causa de uma infecção causada após a perfuração de seu esôfago. Além disso, ele lutava contra a síndrome de Alzheimer.
 

Publicidade