Publicidade

Autores de Nos Tempos do Imperador revelam como foi escrever a novela

Thereza Falcão e Alessandro Marson destacam a história da novela inédita da Globo e o que o público pode esperar da trama que foi gravada na pandemia

Dom Pedro II (Selton Mello) em Nos Tempos do Imperador – Globo / João Miguel Júnior

Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson viveram um desafio ao escreverem uma novela em plena pandemia de Covid-19. A partir desta segunda-feira, 09/08, eles vão ver o resultado de tanto trabalho na TV com a estreia da novela Nos Tempos do Imperador, a primeira novela totalmente inédita da Globo desde a chegada do coronavírus. Para já aquecer o clima de estreia, os autores contaram um pouco mais de como foi escrever a novela com toda a imprevisibilidade da pandemia, revelaram o que destacam da novela e qual é a relação de Nos Tempos do Imperador com a novela anterior deles, Novo Mundo.

Publicidade

Para começar, os dois relembraram quando receberam a notícia de que as gravações seriam interrompidas. “Nossa maior preocupação foi continuar escrevendo. Foi um choque ficar sem saber até quando iríamos escrever sem saber quando lançaríamos. Esse foi o pior momento, mas nunca paramos de escrever”, disse Thereza. 

Então, Alessandro completou: “Fomos informados da interrupção e que ‘Novo Mundo’ entraria como reprise. Não se sabia quanto tempo ela ficaria no ar, se dois, três meses, ou se passaria a novela inteira. Continuamos escrevendo. Quando foi chegando perto do final de Novo Mundo – e a novela passou inteira – foi anunciada uma nova reprise. Foram três reprises e um ano e meio se passou. Quando a gente se tocou que essa pandemia podia durar um tempo maior, a gente falou “vamos escrever a novela até o final”. Porque uma vez que a gente começa o processo de escrever, é pouco produtivo parar e depois retomar. Seria muito difícil parar, por exemplo, no capítulo 80 e, daí a seis meses, voltar para o 81 como se nada tivesse acontecido. Não dava para fazer isso, continuamos trabalhando sem parar”

++ Nos Tempos do Imperador: Resumo dos capítulos de 09 a 14/08/2021

Autores de Novo Mundo – reexibida na pandemia -, eles contaram sobre a relação entre as duas novelas, que contam a história da família real. “Nos Tempos do Imperador é uma continuação de Novo Mundo porque temos o Dom Pedro II (Selton Mello), mas é uma novela de estilo muito diferente, por mais que seja escrita por nós. ‘Novo Mundo’ era mais fabulosa e essa tem o pé mais no chão. O caso da Condessa de Barral (Mariana Ximenes) com Dom Pedro II é muito complexo. Barral não é uma vilã. Ela pode ser uma antagonista na vida da Teresa Cristina (Leticia Sabatella). Toda a parte política da novela é complexa. São momentos difíceis do Brasil”, disse Thereza. 

Publicidade

E ela ainda completou com a trama da novela inédita. “Quando viemos com a primeira proposta, em ‘Novo Mundo’, brincamos dizendo que daria uma trilogia: Dom Pedro I, Dom Pedro II e Princesa Isabel. E, no final de ‘Novo Mundo’, recebemos a encomenda da segunda novela. Começamos a trabalhar nela no início de 2018, pesquisando e garimpando a história para entender o contexto e o recorte que a gente usaria. Dom Pedro I é muito diferente de Dom Pedro II. Isso já foi um desafio. Então, fizemos o recorte a partir da chegada da Condessa de Barral (Mariana Ximenes), em 1856, e vamos até a Guerra do Paraguai, que termina em 1870“, declarou. 

Por sua vez, Alessandro Marson revelou o que público pode esperar da novela. “O público vai se emocionar, vai se divertir, vai sofrer e dar risada, vai sentir raiva… Escrevemos para todo mundo e a emoção é um jeito de falar com todos. Acreditamos muito nisso“, disse ele. E foi completado pela colega: “O público pode esperar uma novela de muita emoção e bastante afetiva. Falamos de diversas formas de amor. Do amor romântico, do amor não-realizado, do amor pela família, pelo país, pelos seus ideais, pelos seus semelhantes. Traz dramas intensos e fortes, com personagens carismáticos, queridos e lutadores, de uma forma geral“. 

++ Roberto Birindelli festeja nova parceria com Alexandre Nero na TV

Publicidade

Então, por fim, os autores destacaram qual é a mensagem que querem passar com Nos Tempos do Imperador. Thereza Falcão falou sobre a reflexão que a trama deve passar para os telespectadores. “É uma história de ideais, superação, reconhecimento, da procura pelo seu lugar no mundo. Existe toda uma sociedade que é contra aquelas pessoas e elas estão lutando para se afirmarem, lutando pelos seus ideais. Acho que todos esses sentimentos, o amor e o idealismo, são inerentes ao ser humano. E falam com todas as línguas. Trazemos muito a reflexão sobre o quanto a escolha de uma pessoa atinge a todos”, afirmou.

Assim, Alessandro Marson falou sobre o protagonista. “A novela fala de conquistas, batalhas, vitórias, derrotas, escolhas e sacrifícios. A figura de Dom Pedro II (Selton Mello) é emblemática da política construtiva e mostra que é possível fazer um governo que pense no coletivo, que use essa posição de poder para fazer coisas positivas”, finalizou. 

Publicidade