Publicidade
Ruth de Souza deixa a vida para e entrar na História – Divulgação

O dia ficou mais triste, com o falecimento do mito Ruth de Souza, aos 98 anos. A atriz estava internada há uma semana no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, no Rio, em decorrência de uma pneumonia. Foram mais de 70 anos de uma vida artística coroada com pioneirismos. Ruth foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema (o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1954, pelo filme Sinhá Moça). Nascida em 12 de maio de 1921, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro, Ruth de Souza decidiu cedo que gostaria de se dedicar à dramaturgia. Em 1945, apresentou no Theatro Municipal o espetáculo O Imperador Jones, de Eugene O’Neil,  montagem desenvolvida pelo Teatro Experimental do Negro.

Publicidade

otelo
O cinema sempre deu mais oportunidade para o negro, desde o Grande Otelo. Eu tive sorte na continuidade de trabalho, tanto no teatro quanto na televisão”, declarou ela sobre o amigo

Vitoriosa no cinema e no teatro, foi na televisão que Ruth conquistou o coração do grande público. Ela passou pela TV Tupi, Record, TV Excelsior e, em 1968, chegou à Rede Globo para ser um dos destaques da novela Passo dos Ventos. No ano seguinte, quebrou mais uma barreira sendo a primeira protagonista negra da televisão brasileira, como a Tia Cloé de A Cabana do Pai Tomás. A partir daí atuou em grandes clássicos da telinha, como Pigmalião 70 (1970), O Bem Amado (1973), Os Ossos do Barão (1973), O Rebu (1974), Duas Vidas (1976), Sétimo Sentido (1982), Sinná Moça (1986), Rainha da Sucata (1990), Memorial de Maria Moura (1994), O Clone (2001), Senhora do Destino (2004), entre outros outros. Seu último trabalho foi na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, exibida em abril.

fas
Com o presidente e o carnavalesco da Acadêmicos de Santa Cruz, Moyses Antônio Coutinho Filho e Cahê Rodrigues

No Carnaval deste ano, Ruth recebeu a maior homenagem de sua vida ao ser o enredo da escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz. Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós narrou a trajetória de lutas e vitórias da atriz que desfilou no abre alas da agremiação. “Sempre tive trabalho, mas são poucos os negros que têm. Isso foi benção de Deus”, declarou ela na época. “Eu me vejo como uma foice na floresta abrindo caminho pra mim mesma e aí o pessoal veio atrás”, comentou a estrela no lançamento de Se Eu Fechar os Olhos Agora. Que ela continue desbravando horizontes em seu novo caminhar!  

Publicidade

fas

Entre Xande Valois e João Gabriel D´Aleluia em Se Eu Fechar os Olhos Agora

arfas
Taís Araújo e Lázaro Ramos sempre fazem questão de reverenciar a importância da atriz

Publicidade