Publicidade

Faustão era o segundo da fila de espera para receber o coração

Governo de SP explicou motivo do apresentador Faustão ser priorizado na fila de transplante cardíaco; entenda o motivo!

Faustão
Faustão. Reprodução/ Band

No último domingo, 27/08, o apresentador Faustão passou por uma cirurgia de transplante de coração. Após passar alguns dias na fila de espera por coração, o comunicador recebeu o órgão, pois estava em segundo lugar da lista de pacientes que atendiam os critérios.

Publicidade

Segundo a informação dada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, a equipe de transplante de Fausto aceitou o coração após passarem por uma avaliação de compatibilidade, onde foi constatado que ele poderia ficar com ele.

Ainda mais, foi revelado que, na lista de espera, apenas 12 pacientes atendiam os critérios, sendo que 4 deles estavam priorizados na lista – Fausto era o segundo. Dessa forma, antes de ser oferecido para o apresentador, a Central de Transplantes ofertou para o paciente que estava em primeiro lugar como prioridade, no entanto, a equipe recusou o órgão.

O motivo da recusa não foi revelado, mas conforme as informações do Estadão, pode estar relacionado a incompatibilidade do doador (pessoa que era dona do coração) e do receptor (paciente que vai receber o coração).

“A recusa pode ser por questões logísticas, do tempo que levaria para o coração chegar dependendo de onde estivesse esse outro receptor, a questão do peso do paciente, que pode servir para um e não para outro”, explicou a médica Carolina Casadei para o jornal.

Publicidade

Com isso, o órgão foi oferecido para a pessoa que estava em segundo lugar, Faustão. Agora, os médicos acompanham a evolução do quadro clínico dele, já que as primeiras horas são de extrema importância para a adaptação do órgão e controle de rejeição.