Editora Perfil faz campanha contra o coronavírus junto com o Dr. Roberto Zeballos
Faça parte da campanha Ainda Dá Tempo e saiba como se prevenir
Faça parte da campanha Ainda Dá Tempo e saiba como se prevenir
O Dr. Roberto Zeballos, mestre e doutor em imunologia, lançou a campanha Ainda Dá Tempo junto com a Editora Perfil para alertar sobre os riscos e os cuidados com o Covid-19. Em um vídeo explicativo, ele teve uma conversa sincera sobre o que podemos fazer para diminuir o impacto do coronavírus no Brasil.
“Ainda dá tempo! Você pode transformar o Brasil em uma Coréia ou em uma Itália. Está nas suas mãos”, afirmou ele.
Para começar, o médico descreveu como acontece o principal modo de transmissão do vírus. “A grande maioria da transmissão está na superfície [dos objetos e móveis], como mesas dos restaurantes, nas maçanetas do banheiro… E eu acredito que isso explica a transmissão silenciosa, que é a mais perigosa. Se você está contaminado, siga as regras, você tem que ficar em casa”, alertou.
O Dr. Roberto Zeballos também enumerou os cuidados urgentes que todos precisam ter. “Eu sugiro que nas próximas três semanas, pelo menos, a gente fique resguardado na nossa residência. Evite sair para restaurante, evite ir para lugares cheios, evite ir para a academia. Vai ter um custo para a economia, mas as pessoas não estão entendendo o que é o sistema ficar afogado, porque tem uma minoria que vai ocupar o hospital e essa minoria atinge números absolutos que sistema nenhum do mundo consegue absorver”.
E quanto tempo vai durar a quarentena voluntária? “A gente não sabe. Mas eu posso olhar o que aconteceu na China. Lá durou três meses e meio. Agora só tem 12 novos casos por dia porque as pessoas estão imunizadas. Na Itália, a gente não tem controle dos novos casos porque não estão computando mais. Aqui no Brasil só estão fazendo o teste para coronavírus se o paciente é internado porque não tem teste para todo mundo. Então a ideia é: se você está com tosse e febre e é jovem, espera em casa e se isola, usa uma máscara”.
Saiba mais detalhes sobre o coronavírus e os cuidados no vídeo abaixo: