Lima Duarte, de 95 anos de idade, compartilhou, nesta terça-feira, 20, nas redes sociais, a história do primeiro beijo exibido na televisão brasileira. Embora não tenha protagonizado a cena, o ator integrava o elenco da novela Sua Vida Me Pertence (1951), onde o momento histórico aconteceu. Segundo ele, a produção e os atores enfrentaram dificuldades para o beijo acontecer — e, diferentemente do que se vê hoje nas novelas, tratava-se de um selinho tímido, com os lábios dos personagens se tocando.

Publicidade

A telenovela, produzida pela TV Tupi, era exibida ao vivo e contou com apenas 15 capítulos. Os protagonistas da trama, os atores Wálter Forster e Vida Alves, foram os responsáveis por protagonizar a cena histórica. Foi entre seus personagens que o primeiro beijo da televisão brasileira aconteceu.

“A novela Sua Vida me Pertence, a primeira, onde Walter Foster e Vida Alves deram o primeiro beijo. Foi uma luta esse primeiro beijo, porque era ao vivo, não tinha nada, era uma televisão ao vivo. Mas eles davam um beijo no final, aquele ‘happy end’, beijo”, iniciou.

“Aí o juiz virou e falou: ‘Não beija, não pode beijar’. Esses lábios se unindo em lascívia, penetrando recôndito do lar, não é possível. Mas nós fomos lá e argumentamos: ‘Mas é um beijinho, é um beijinho assim, de happy end, de felicidade.’ ‘Não'”, relembrou Lima.

“Aí, nós fomos ao desembargador, fomos ao general e o general falou: ‘Não pode beijar’, de repente, nós imploramos tanto que um falou assim: ‘Como é o beijo?’ ‘É o final, o final, assim, beija e terminaram felizes’, um juiz virou e disse: ‘Tá bem, beija, beija sem abrir a boca e sem mostrar a língua, de longe, assim’. Foi assim o primeiro beijo na televisão. Hoje, hein? Hoje a gente vê cada coisa, hein? Naquele tempo, era tudo fuzilado, se beijava desse jeito”, finalizou.

Publicidade

Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lima Duarte (@limaduarte)

Publicidade

Leia também: Saiba quem é a estrela de ‘Quilos Mortais’ que morreu com 320 kg

Publicidade

JULIANA GARDESANI é jornalista, tem 31 anos e é formada pela UNINOVE. Tem passagens pelo UOL (Splash), Vogue Brasil e Glow News, além de já ter trabalhado em assessorias de imprensa. Escreve há seis anos sobre moda, beleza, televisão e celebridades