Web se choca com revelação sobre Papa Leão XIV
Antes de assumir o pontificado, o cardeal Robert Francis Prevost já se envolveu em polêmica; saiba detalhes

Antes de assumir o pontificado, o cardeal Robert Francis Prevost já se envolveu em polêmica; saiba detalhes
Robert Francis Prevost, que adotou o nome de adotou o nome de Leão XIV, foi eleito como o novo papa nesta quinta-feira, 08/05. Antes de assumir o pontificado, o cardeal americano foi alvo de uma polêmica envolvendo acusações de três mulheres contra dois padres da Diocese de Chiclayo, no Peru, onde atuou.
De acordo com relatos das vítimas, divulgados pelo portal católico The Pillar, Prevost teria supostamente se isentado de solicitar uma investigação sobre denúncias de abuso formalizadas em abril de 2022. Na época, ele já atuava como chefe do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação e supervisão de bispos, cargo para o qual foi nomeado pelo Papa Francisco.
Porém, a Diocese de Chiclayo, no Peru, negou qualquer tentativa de encobrimento e afirmou que foi o próprio Prevost quem recebeu pessoalmente as mulheres para ouvir seus relatos.
“Desde o momento do recebimento da queixa, e mantendo o direito à presunção de inocência, a igreja procedeu de acordo com suas diretrizes, tanto na investigação preliminar quanto na aplicação das medidas de precaução: remoção da paróquia e a proibição do exercício público do ministério sacerdotal. Não é verdade que a Igreja Católica tenha virado as costas para as supostas vítimas”, alegou a diocese.
Leia também: Quem é ele? Conheça Leão XIV, o novo Papa escolhido pela igreja católica
Ver essa foto no Instagram